quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Em Série - Rosana Almendares

Uma surpresa quando cheguei na FSG ontem à noite, com a minha pasta de desenho e a minha tão peculiar cara de sono: a notícia de que faríamos uma visitação.
Juntei-me ao sonoro ahhhh pronunciado pela turma e fiz uma expressão de descrença acompanhada do olhar de um colega quando a professora fez a polêmica afirmação de que gostaríamos muito mais desta exposição do que da Bienal.

Como não visitei a Bienal, apenas sorri.

Mas a professora estava certa em um ponto: o trabalho da Rosana Almendares é realmente magnífico. A primeira impressão é a de que é tudo muito louco: colherinhas de plástico, imagens em preto e branco, pequenos quadrinhos, mídia com cenas de colherinhas passando numa seqüência que lembra efeitos implícitos. Mas sem dúvida, com um olhar mais atento, eu acabei me deliciando com as linhas da forma daquelas colheres e com o jeito tão delicado que a artista escolheu para fazer uma crítica social.
Porque sim, vejam todos, o trabalho tem o cunho de resultado de uma pesquisa denominada Descartável, onde a artista concluiu sobre a vida útil de certos produtos.
Um adendo sobre tudo isto - Rosana Almendares estava lá o tempo todo, tirando dúvidas sobre o seu trabalho, discursando sobre o processo de criação e até mesmo batendo um papinho agradável com quem tivesse a cara-de-pau de se aproximar. Um amor de pessoa esta mulher, diga-se de passagem.

Assim que eu tiver posse das fotos, eu posto algumas aqui. Enquanto isso, vale à pena dar uma olhada no site da artista:



"(...) Esse trabalho dos “Em Série” pretende, de certa forma, chamar a atenção para situações absolutamente habituais no nosso cotidiano e que, por essa mesma habitualidade, podem se tornar imperceptíveis. Perceber pode ser o início da diferença.
Rosana Almendares

2007"

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssima Samanta!
Estou surpresa e muito feliz de constar em seu blog e com um comentário tão sensível de sua parte sobre a mostra "Em Série". Foi um grande prazer estar com você e seus colegas. Ainda não tenho todas as imagens mas incluí algumas no meu site. Abraço.
Rosana Almendares